quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

investimento chega aos 22 milhões de euros

Centro Náutico de Montemor quer ser antecâmara dos Jogos Olímpicos

Em Setembro, quando Montemor-o-Velho receber o Campeonato Europeu de Remo, o Centro Náutico de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho já estará praticamente concluído. A garantia foi deixada ontem pelo autarca daquela localidade, Luís Leal, na apresentação do complexo aos participantes do projecto europeu NEA 2 - Nautisme Espace Atlantique, que decorre na Figueira da Foz.
«Já estão a decorrer as obras, e estará preparado para receber quatro modalidades, remo, natação em águas abertas, canoagem e triatlo», explicou aos jornalistas o presidente. A infra-estrutura representa um investimento de 16 milhões de euros, mas «já lá estão seis milhões, por isso, na verdade, custa 22 milhões», acrescenta Leal. O que fica por concluir até à competição são as zonas que não estão ligadas à prática desportiva, adianta o autarca, que se diz «muito entusiasmado» com o projecto.
Já com três competições na agenda, uma vez que em 2012 decorre ali o Campeonato Europeu da Canoagem de Juniores e o de Seniores no ano seguinte, o centro tem outras ambições no horizonte. «Em 2011, queremos ter disponibilidade para ser a antecâmara dos Jogos Olímpicos de Londres, porque há selecções que não têm condições no seu país de origem para treinar e aqui têm uma plataforma brutal com semelhanças à pista inglesa», sublinha o presidente.
A estrutura desportiva vai estar preparada para receber 90 atletas em regime regular, mas também pode acolher até 700 atletas, durante os eventos. O feito é conseguido através do uso de estruturas não permanentes, refere o arquitecto responsável pelo projecto. Segundo Miguel Figueira, trata-se de «um centro de exigência olímpica, sem orçamento olímpico, um low cost».
Aproveitando as potencialidades naturais da região, o centro vai estar adequado à competição e ao treino. Uma torre de 56 metros, «uma afirmação do local» que os responsáveis esperam vir a tornar-se um «ícone» do complexo, várias ciclovias internas com cerca de 10 quilómetros, e que vão juntar-se à que ligará a Figueira da Foz a Coimbra, e sete pontes são só algumas das obras que vão mudar a paisagem de Montemor e que o arquitecto acredita poder vir a tornar-se «uma referência neste género de infra-estruturas».
No local já treinam alguns atletas, como a canoísta olímpica e campeã do mundo Beatriz Gomes. Ontem, o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem tentou cativar os presidentes da Federação de Remo e Triatlo que também estiveram na apresentação do projecto. «As condições ainda não são as melhores, mas já temos a presença de muitas equipas, e temos condições para atletas de topo e boas condições náuticas», apontou Mário Santos, repetindo o convite deixado por todas as entidades presentes na iniciativa.

Escrito por Sofia Piçarra
Fonte e foto: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6353&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt