quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Produtores de arroz preocupados com poluição do Baixo-Mondego

Os orizicultores do Baixo-Mondego alertaram hoje para o risco de a produção desaparecer em breve dos Vales do Pranto e do Arunca, se não for resolvido o problema das descargas poluidoras ou construído um canal de rega.
O alerta foi hoje lançado pela Associação Portuguesa de Orizicultores (APOR), após uma reunião na delegação de Coimbra da Direcção Regional da Agricultura do Centro (DARC).
Numa exposição entregue na delegação da DARC, a APOR afirma que “os campos do Vale do Pranto estão a ser poluídos pelas descargas de explorações de suinicultores e pelas ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) municipais situadas nas freguesias a sul do concelho de Pombal e freguesias de Borga do Campo e Alqueidão, no concelho da Figueira da Foz”.
“Estão a descarregar para o rio e porque não temos água potável como deve ser, a rega é através do rio”, disse Pedro Brás, da direcção da APOR, frisando que caso o problema não seja rapidamente resolvido, “terão de parar de produzir arroz”.
A APOR exige que a situação seja “rapidamente averiguada” pelos Ministérios da Agricultura e do Ambiente e tomadas “medidas no sentido de resolver o problema”, que afecta cerca de dois mil agricultores dos concelhos de Soure e Figueira da Foz.
“Se houvesse um canal de rega não se colocava o problema da poluição. Se isso não for resolvido, nos Vales do Pranto e do Arunca, dentro de cinco anos, não temos lá arroz ”, afirmou Isménio de Oliveira, coordenador da APOR.
Os produtores de arroz do Baixo-Mondego reclamam também o emparcelamento agrícola em todos os vales onde ainda não foi feito, por considerarem “essencial para o desenvolvimento agrícola da região”.
“Foi-nos dito que há um projecto a nível do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) que inclui 40 milhões de euros para os campos de Maiorca, do Bolão e da Margem Esquerda (Taveiro, Coimbra), queremos saber por que razão não há projectos para outras zonas”, declarou aos jornalistas Isménio de Oliveira.

Fonte e foto: http://www.ionline.pt/conteudo/41567-produtores-arroz-preocupados-com-poluicao-do-baixo-mondego

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt