terça-feira, 29 de setembro de 2009

Roubaram imagem da capela de Santa Ana

A madrugada de segunda-feira foi agitada para os lados de Montemor-o-Velho. A Capela de Santa Ana, Caixeira, freguesia de Vila Nova da Barca, foi alvo de «um assalto cirúrgico», garante o padre António Domingues. «Furtaram a imagem de madeira de Santa Ana, do século XVIII, a mais valiosa e antiga da capela. E não tocaram em mais nada», explicou o responsável.
A imagem policromada é «bastante valiosa», foi construída em madeira e tem aproximadamente 70 centímetros de altura. O objecto furtado tem também um grande peso sentimental e religioso para os fiéis daquela zona, que estão angustiados e desanimados com o furto.
O padre António está convencido que os assaltantes sabiam muito bem o que estavam a fazer. «Usaram luvas e pela forma como agiram eram pessoal muito bem preparado», afirmou.
Os responsáveis do espaço tinham reforçado recentemente a porta com um fecho central. No entanto, o furto foi facilitado pela localização geográfica da capela. «Como a capela fica num sítio isolado eles tiveram tempo para arrombar a porta e para tudo o resto», lamentou o padre António.
A Polícia Judiciária já esteve no local, estando actualmente a investigar o furto. A investigação criminal decorre também noutro âmbito, uma vez que na madrugada de segunda-feira, às 2h00, houve uma tentativa de furto na Estrada Nacional 111, nos postos de combustível Alves Bandeira, em Montemor-o-Velho. «Tentaram furtar uma caixa ATM (multibanco), mas não tiveram sucesso», explicou fonte da GNR.
Os acontecimentos desenrolaram-se muito rapidamente. «Houve uma perca de comunicação com a caixa ATM, a GNR foi avisada e uma patrulha foi imediatamente para o local. Entretanto os indivíduos colocaram-se em fuga. Quando a patrulha chegou já não viu ninguém», acrescentou a mesma fonte.
Os invasores deixaram, contudo, estragos evidentes, na tentativa de furto. «A porta principal do estabelecimento de combustível estava arrombada. Dois alarmes de intrusão foram desactivados e fizeram o corte da ligação telefónica com a caixa ATM. Terão tentado aceder ao multibanco através do interior, mas depararam-se com a porta blindada. Posteriormente tentaram entrar pelas traseiras, com recurso de um objecto, deixando danos», adiantou o responsável da GNR.

Escrito por Bruno Vicente in http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=4071&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt