
Trofeu vai revelar novos talentos do ciclismo
O II Troféu Internacional Alves Barbosa realiza-se entre amanhã e domingo e terá 130 ciclistas em representação de 18 equipas, sendo que quatro delas são espanholas. Uma prova destinada a atletas cadetes que vão assegurar o futuro do ciclismo nacional. Em Montemor-o-Velho será dado o tiro de partida e a coroação do vencedor.
Ontem realizou-se a apresentação do evento na autarquia montemorense e não faltaram elogios ao “patrono”, bem como apelos à segurança rodoviária.
Alves Barbosa referiu que tinha «dificuldade em transmitir o que estou a sentir», mostrando-se naturalmente satisfeito pelo reconhecimento de «uma terra que me viu crescer e à qual tenho dado a maior colaboração».
O nome “histórico” do ciclismo luso apelou «às forças vivas de Montemor-o-Velho» que «encadeiem esforços para pôr a funcionar a Escola de Ciclismo Alves Barbosa».
Luis Leal, presidente da autarquia montemorense, enalteceu «a partilha territorial» que permite que o troféu «extravase os limites do distrito de Coimbra e chegar ao de Aveiro». Considerando que a prova de 2008 foi «coroada de êxito», o edil espera que a deste ano «tenha um nível qualitativo suficiente para inscrever de vez o troféu nos calendários internacionais». Luís Leal divulgou ainda que os atletas de triatlo – modalidade que também contempla ciclismo – terão «a partir de 14 de Setembro, residência preferencial em Montemor-o-Velho», uma vez que o Centro de Alto de Rendimento está em «fase de conclusão».
O governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, optou por destacar a importância da «segurança rodoviária», lembrando que «o número de mortos na estrada tem diminuído», enaltecendo a «actuação repressiva e pedagógica da GNR». Um apelo à consciência de todos quanto andam na estrada, algo que «o meu amigo e patrono deste troféu subscreve», revelou Henrique Fernandes.
Presentes estiveram ainda Pedro Machado (Entidade Regional de Turismo do Centro), António Jorge Franco (vereador do desporto da CM Mealhada) e António Mota (vereador da CM Oliveira do Bairro).
Etapas
1.ª etapa – 9,7 km
Montemor-o-Velho – Ereira – Montemor-o-Velho
2.ª etapa – 78,5 km
Sangalhos – Oliveira do Bairro – Oiã – Mamarosa – Bustos – Troviscal – Oliveira do Bairro – Landiosa – Aguada de Cima – Bustelo – Boialvo – Canelas – Póvoa do Gago – Vale da Mó – Ponte de Algeriz – Salgueiral – Monte Novo – Luso – Mealhada
3.ª etapa – 63,2 km
Arazede – Pedra Branca – Seixo – Gatões – Casal Raposo – Boleta – Valcanosa – Casal Novo – Meãs – Tentúgal – Lamarosa – Pereira – Formoselha – Lavariz – Montemor-o-Velho – Moinho da Mata – Quinhendros – Montemor-o-Velho
Escrito por Ricardo Ferreira Santos in http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3702&Itemid=135
Sem comentários:
Enviar um comentário
verride.blogspot.pt