sexta-feira, 5 de junho de 2009

Irmãos recolhidos na madrugada de ontem

Três crianças maltratadas à deriva em Montemor

Menina de sete anos e dois rapazes, de oito e cinco anos, foram encontrados pela
padeira às 05h00. Menina está internada no Pediátrico e os irmãos numa instituição

Três crianças foram encontradas abandonadas, junto à estrada, na localidade de Bunhosa, no concelho de Montemor-o-Velho, ontem de madrugada. Com evidentes sinais de maus tratos, os três menores, uma menina de sete anos e dois rapazes, de cinco e oito anos, foram recolhidos pela GNR. A menina, devido à gravidade dos ferimentos que apresentava, foi internada no Hospital Pediátrico de Coimbra. Os dois rapazes foram encaminhados para o Centro de Acolhimento Infantil do Loreto, em Coimbra.
A padeira que assegura a distribuição do pão naquela zona apercebeu-se, ao passar na zona da Bunhosa, da presença de três crianças de etnia cigana, à beira da estrada. Seriam 5h00 da madrugada e, estranhando a situação, a senhora alertou o posto da GNR de Montemor-o-Velho.
Segundo apurámos junto de fonte do Destacamento da GNR de Montemor-o-Velho, após o alerta, de imediato se deslocou uma patrulha para o local, onde efectivamente se encontravam as três crianças, «com evidentes sinais de maus tratos e agressão», particularmente a menina, que apresentava, inclusivamente, «sangue na cara», facto que poderá indiciar uma agressão bastante recente. Relativamente aos rapazes, aparentemente não era visível qualquer sinal de sangue ou agressão recente.
A patrulha recolheu as três crianças, encaminhando-as para o posto, encetando, de imediato, contacto com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho. Uma operação que, dada a hora madrugadora, não se revelou fácil. Todavia, assim que o contacto foi estabelecido, «duas técnicas da CPCJ deslocaram-se ao posto da GNR e levaram as crianças», rumo ao Centro de Saúde de Montemor, onde foram sujeitas a um primeiro exame médico. Exame que, segundo apurámos, para além das «marcas de agressão no rosto, especialmente num olho», detectadas na menina, diagnosticaram um conjunto de cicatrizes e marcas de agressão mais antigas, quer na menina, quer nos dois rapazes, muito embora, segundo apurámos, a menina fosse a que apresentava sequelas mais profundas, espalhadas praticamente por todo o corpo.

Exames detectam agressões antigas
Os três irmãos, que se presume residirem com a família no acampamento de Vila Franca, na freguesia de Arazede (concelho de Montemor), não muito longe do local onde foram encontrados pela padeira, foram ainda transportados ao Instituto de Medicina Legal, por indicação do Ministério Público, entretanto alertado para a situação. Ali, de acordo com fonte do Destacamento da GNR, os exames médicos permitiram detectar sequelas mais profundas em cada uma das crianças e, mais uma vez, a situação mais complicada revelou-se na menina.
Por ordem do Ministério Público, os dois rapazes foram encaminhados para o Centro de Acolhimento do Loreto, em Coimbra, e a menina para o Hospital Pediátrico, onde ontem ao final da tarde, segundo apurámos, ainda estava a ser sujeita a exames médicos.
De acordo com fonte do Destacamento da GNR de Montemor, o pai dos três menores, residente no acampamento de Vila franca, foi, entretanto, identificado, muito embora não tenha sido efectuada qualquer detenção relacionada com este caso.
A hipótese de as crianças terem fugido do acampamento, na sequência de mais uma agressão, desta vez recaindo sobre a menina, poderá justificar a sua presença, à beira da estrada, ontem de madrugada, junto à localidade da Bunhosa. Todavia, só as investigações em curso, a cargo do Ministério Público, poderão averiguar o que efectivamente aconteceu aos três meninos, não apenas nesta noite, mas nos últimos meses das suas vidas e esclarecer os maus tratos a que foram sujeitos.

Fonte:http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2199&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt