terça-feira, 19 de maio de 2009

Maior pastel de Tentúgal de sempre, com 8 metros, vai ser confeccionado dia 24

Um pastel de Tentúgal gigante, com oito metros, vai ser confeccionado dia 24 de Maio nesta vila do concelho de Montemor-o-Velho, no âmbito da VIII Feira de Doçaria Conventual.

Cerca de 120 dúzias de ovos, 120 quilos de farinha, 40 quilos de açúcar e seis litros de água serão necessários para a confeição do mega-pastel pelas pasteleiras, num processo que, este ano, vai ser acompanhado pelo chefe Luís Lavrador, disse hoje à agência Lusa Olga Cavaleiro, presidente da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal.
'A primeira fatia é para o chefe Luís Lavrador', adiantou Olga Cavaleiro, lembrando que o pastel de seis metros preparado no ano passado esgotou 'e não deu para todos' os visitantes da feira.
A massa, 'muito trabalhosa', composta por água e farinha, leva um recheio de açúcar, ovos e água, e vai cozer numa estrutura com uma fonte de calor preparada especificamente para o pastel gigante - explicou a presidente da Associação de Pasteleiros de Tentúgal, que organiza a iniciativa.
A confeição desta guloseima, cuja receita, de origem conventual, tem mais de 400 anos, é um processo que envolverá os pasteleiros da vila, consistindo num dos pontos altos da feira, que decorre durante o fim-de-semana.
Compreende, no sábado, o II Grande Capítulo da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, que comemora os 900 anos da primeira Carta de Foral de Tentúgal e em que serão entronizados vários confrades de honra, nomeadamente José Saramago e D. Ximenes Belo, e confrades efectivos.
A doçaria de Tentúgal, Ançã, Lorvão, Penacova e Pereira do Campo estará representada no evento, no qual vão também ser exibidos produtos do Baixo Mondego, região que tem 'uma identidade muito própria', nomeadamente o arroz, o sal (da Figueira da Foz) ou o vinho e ainda artesanato - disse Olga Cavaleiro à Lusa.
Nas cerca de duas dezenas e meia de expositores vão ser mostradas várias outras especialidades da doçaria conventual, como as barrigas de freira, os papos de anjo, os esplendores, os embrulhados de amêndoa e biscoitos variados - lê-se no sítio na Internet da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Um cortejo do Espírito Santo, e uma exposição alusiva a este culto, e uma noite da poesia do Baixo Mondego, sobre o tema 'A mulher e o doce', são outras das várias actividades do programa da feira do próximo fim-de-semana.
Com origem no Convento de Nossa Senhora da Natividade pelas mãos das freiras carmelitas, o pastel de Tentúgal encontra-se em processo de certificação.

Fonte:http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=7209

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt