segunda-feira, 20 de abril de 2009

Segredos da queijada revelados em Workshop

A Festa da Queijada de Pereira, uma organização do Grupo Folclórico local, atraiu, durante os dois dias do fim-de-semana, bastantes visitantes que, mesmo no sábado, num dia invernal, não deixaram de se associar à iniciativa, que se traduziu numa acção de marketing em prol do afamado doce conventual.
Aida Martins, vinda de Mortágua, foi uma das visitantes e entregou-se à missão de aprender a fazer queijadas, e assim desvendar o segredo deste doce sob a orientação de duas mestras, Armanda Góis e Isabel Paixão.
Entre os conselhos das “professoras”, Aida Martins dizia ser divertido, bonito, que se aprende até morrer. Com uma queijada pronta para ir ao forno e elaborada por si, esta jovem reconheceu que só a continuação, a rotina ajuda a que o processo seja mais célere e que a forma final, que conhecemos seja, mais bem conseguida.
O seu pai, Manuel Martins, achou divertida a iniciativa da filha, porque «é um apreciador da Queijada de Pereira», lamentando o facto de que «hoje a nossa juventude não se interessa por estas artes culinárias ancestrais».
As dedicadas queijeiras, com paciência e mestria ensinavam todos os truques no processo de enchimento, para que a forma da queijada seguisse o padrão que de todos é conhecido.
O dia de ontem, já mais ameno, trouxe um banho de multidão, de gente ávida de comprar um produto genuíno, de ver e aprender a fazer tão apreciado doce.

Grupo Folclórico comemorou 43 anos

Como habitualmente, o Grupo Folclórico comemorou mais um aniversário, coincidindo com a realização da Festa da Queijada.
Na sessão comemorativa do 43.o aniversário, Eduardo Figo Roxo, coordenador do Grupo, aludiu aos 43 anos de trabalho da colectividade, defendendo que é da soma das contribuições dos seus membros, que atingiu o patamar onde hoje se encontra, defendendo que a instituição é o maior embaixador da Queijada de Pereira. Para terminar, elogiou a comissão administrativa da ADCR Pereira, à qual o grupo pertence, deixando uma palavra muito especial, «porque tiveram a coragem que poucos tiveram de pegar naquela instituição para que a mesma não morresse».
Deixou ainda um forte a apelo a todos os associados e à sociedade civil para que se encontre até Junho uma lista, que depois do sufrágio, tome conta dos destinos da ADCR Pereira.
António Ferreira Pedro, presidente da Junta de Freguesia, disse ser «um privilégio estar junto da família, porque esta família já nos habitou a coisas muito bonitas».
«Este grupo já nos habituou a grandes coisas, sendo o grande embaixador de Pereira», concluiu, rendendo uma homenagem a todos os que trabalham graciosamente pelo associativismo na vila de Pereira.
Antes de se cantarem os parabéns, Luís Leal, presidente da câmara de Montemor-o-Velho, referiu que a sessão solene «marca o carácter familiar deste grupo», enfatizando ainda o sangue novo que paulatinamente tem engrossado as fileiras da instituição.
Referindo-se concretamente à parte gastronómica, que este grupo tem sabido preservar e divulgar, o edil sustentou que «é mais do que tempo de qualificar este produto para preservar a sua qualidade, para que o selo de autenticidade seja o garante da qualidade».

Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1499&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt