segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

By by Janeiro...

Janeiro já se esgotou. Foi um mês invernoso à moda antiga. Muito frio e muita chuva, caracterizaram este primeiro mês do ano. O mau tempo e o caso "Freeport", dominam os tempos noticiosos, das televisões, rádios e jornais.
Em Verride, terminaram as festas de S. Sebastião e a capela voltou a fechar-se. Poderia abrir para a realização de algum casório, mas não se vislumbra uma cerimónia matrimonial, tão depressa, cá na terra. A nível nacional, cada vez há menos casamentos e Verride não foge à regra.
De tempos a tempos, a missa dominical poderia ser na capela. Aquele local é um espaço emblemático para as gentes de Verride estando mais embelezado depois das obras de requalificação, sendo uma pena não ser mais utilizado.
Já que falei nas obras estas deram por finda mais uma tradição verridense, o combate dos "velhos". Noutros tempos, enquanto o Quim Maduro e o falecido Eugénio Machado, leiloavam o pé de porco ou a bela chouriça do talho do Chico Feles, a malta nova, divertia-se retirando das tocas, com umas palhinhas, aqueles aranhões feiosos, que depois se degladiavam até à morte. Era o outro lado da festa, em que participavam os mais novos.
Este ano houve quem agarrasse com as duas mãos a bandeira. Em 2010, teremos festa de arromba. Assim se espera...

Por http://o-bari-tono.blogspot.com/2009/02/janeiro.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt